Sua l?gua na Internet

 



Como usar



Este dicionário é na verdade um site na internet, de acesso livre, grátis e ilimitado. Em sua página de abertura, você verá duas abas que lhe permitem acessar dois ambientes distintos, aos quais se tem acesso ao iDicionário Aulete (aba vermelha) que é o dicionário propriamente dito, com c. 818 mil verbetes, definições e abonações e o Aulete Coletivo (aba verde), área interativa a partir da qual se pode interagir com os editores (sugestões, correções, dúvidas etc.) e com outros usuários.

Página principal


A aba superior vermelha iDicionário Aulete leva ao dicionário tal como publicado por seus editores, e a todas as suas funções. A aba verde Aulete Coletivo leva à página na qual, além de consultar o dicionário coletivo, os usuários cadastrados poderão participar de fórum de discussões, sugerir e criar verbetes, definições, editar definições, apontar possíveis erros, levantar dúvidas, enviar colaborações etc.
Abas
Cadastre-se Cadastre-se abre a ficha de cadastramento, e ‘Ajuda’ esclarece as principais dúvida, e será dinamicamente aumentada à medida que dúvidas sejam levantadas. Inicialmente, apresenta as listas de abreviações usadas.
Na barra de menus, constante em todas as páginas, Página principal faz retornar a essa página, O que é o iDicionário Aulete abre um texto que explica todo o projeto, sua história e seus objetivos, a Palavra do dia remete a essa página, Como usar abre este texto aqui sendo lido, Downloads abre a lista de programas e arquivos suplementares disponíveis para download, Convide um amigo permite que o usuário envie um e-mail convidando alguém a ser usuário do Aulete, e Contato abre uma ficha para envio de mensagens à equipe do Aulete
barra
busca

À esquerda, a coluna para Busca por verbetes é fixa (em todas as páginas). Na parte superior, no campo de busca, se digita a palavra desejada e se clica na seta (ou se aciona a tecla <Enter>) para obtê-la.
Abaixo do campo de digitação, Histórico de verbetes põe na janela a lista de verbetes consultados pelo próprio usuário, na ordem de consulta. Índice de verbetes devolve à janela a lista geral.
Na janela de lista (de verbetes) cada letra à esquerda leva à primeira palavra começada com essa letra. No fim da lista, o link + palavras põe na janela a continuação da lista ora em exibição. A seleção da palavra também pode ser feita clicando, na lista, uma vez na palavra desejada.

Nas duas ‘nuvens’ embaixo, Últimos verbetes visitados refere-se ao universo de todos os usuários na web, ou seja, aos últimos verbetes consultados considerando todo o universo de usuários. O mesmo para Verbetes mais acessados, que computa os acessos do universo total de usuários.
nuvens

Navegando pelas definições do iDicionário Aulete

As definições do iDicionário Aulete são apresentadas em três abas distintas:
- Verbete Original referente aos verbetes da obra original (Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa - Caldas Aulete) edição de 1985 com sua estrutura lexicográfica original mantida;

- Verbete Atualizado referente a atualização lexicográfica da obra e a modernização da estrutura dos verbetes;

- Verbete Novo referente as novas palavras incorporadas a obra.
atualizado
Poderá ocorrer simultâneidade na apresentação de até duas abas, o que permite ao consulente a comparação entre as duas obras, atualizada e original. A preferência de apresentação é sempre das abas atualizadas.

Estrutura de um verbete

Além dos componentes acima descritos, um verbete pode conter também:

  • a) grafia do verbetenocab;
  • b) separação silábica sepsil;
  • c) categoria gramatical catgram;
  • d) ortoépia (forma de acentuação das palavras) ;
  • e) exemplo de uso (exemplo do uso daquela palavra naquela acepção);
  • f) abonação (exemplo do uso daquela palavra naquela acepção extraído de texto de livro, jornal, canção popular etc.); a menção inclui o texto em si, o autor e a obra;
  • g) plurais, femininos, superlativos, aumentativos, diminutivos irregulares;
  • h) regência verbal (regências cabíveis de um verbo naquela acepção, quase sempre com exemplos ou abonações);
  • i) indicação da conjugação verbal;
  • j) indicação das preposições mais usadas nas regências relativas ou indiretas.





© Lexikon Editora Digital