Sua língua na Internet

 

abaixo

A
A
A
A
Atenção:
Não esqueça de salvar suas alterações.

(a.bai.xo)

adv.

1. Em direção à parte mais baixa de: Remamos rio abaixo.: "Rubião voltou-se, e do alto da rua estendeu os olhos abaixo e ao longe." (Machado de Assis, Quincas Borba))

2. Ao chão, em direção ao chão: Logo depois, o teto veio abaixo.: "Uma manhã um rapazito descorado parou à porta da bodega, saltou do cavalo abaixo e mandou medir contrametade de aguardente." (Franklin Távora, O cabeleira))

3. Em lugar mais baixo; EMBAIXO: Daqui se vê o estádio logo abaixo.

4. A seguir (em um texto); ADIANTE: Há um erro duas linhas abaixo.

5. Em posição inferior numa escala de grandeza, de valor ou de importância: A temperatura ontem chegou a zero, mas hoje está abaixo.

6. Mús. Em tom mais grave: Uma oitava abaixo.

interj.

7. Expressa condenação, protesto: Abaixo a violência!

Notagram.: Nota: Em oposição a de cima /de alto escreve-se a baixo (loc. adv.)."Gregório mediu-o de alto a baixo, sem se poder furtar a certa impressão de respeito causada pelo ar do fidalgo."Aluísio Azevedo, Girândola de amores

[F.: a (prep.) + baixo.]


Abaixo de
1 Em posição inferior a (localização física) bla : Coloque o DVD abaixo da TV.
2 Em posição inferior a (quanto a mérito, valor moral, hierarquia etc.) bla : Seu comportamento está abaixo de toda crítica.
3 Em quantidade, grau, quantia, idade etc. inferior a bla : Ninguém teve nota abaixo de 6 bla : mercadorias abaixo de R$10,00 bla : Todos os candidatos estavam abaixo dos 30 anos de idade

Atenção:
Não esqueça de salvar suas alterações.



© Lexikon Editora Digital